“O CUIDADO QUE SALVA”
Mulheres que venceram o câncer de mama são tema de novo documentário da ALE-RR

Produção da ALE-RR faz parte do Outubro Rosa, campanha de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama – Reprodução TV Assembleia/SupCom-ALE-RR

A Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) lança nesta sexta-feira (18) o documentário “Outubro Rosa – O Cuidado que Salva”, que traz histórias emocionantes de mulheres que enfrentaram e venceram o câncer de mama. A exibição será às 13h30, na TV Assembleia (canal 57.3), e no canal oficial da Assembleia no YouTube (@assembleiarr).

A produção apresenta as trajetórias de três mulheres de idades distintas que descobriram e trataram a doença, explorando dados sobre o câncer de mama e seu impacto nas pacientes e suas famílias. Além disso, profissionais de saúde oferecem suas perspectivas sobre o combate à doença em Roraima.

O documentário também destaca as iniciativas legislativas da ALE-RR em apoio aos pacientes oncológicos, com ênfase nas unidades de saúde voltadas à prevenção, acompanhamento e tratamento do câncer.

Entre as histórias retratadas, está a da servidora pública Luana Bríglia, de 38 anos, que, mesmo sem histórico familiar e mantendo hábitos saudáveis, foi diagnosticada aos 34 anos com câncer avançado nas mamas, axila e fígado.

Uma das personagens do documentário é Luana Briglia, que descobriu o câncer em estado avançado – Reprodução TV Assembleia/SupCom-ALE-RR

“Uma das partes mais difíceis foi quando um dos médicos me perguntou: ‘Você já preparou sua mãe e seu filho?’. Eu perguntei: ‘Para quê?’ e ele respondeu: ‘Você tem um câncer avançado com metástase’. Aquilo me desmoronou”, relembra Luana em um dos depoimentos.

A jornalista Marilena Freitas, produtora do documentário, compartilhou os desafios enfrentados na produção.

A jornalista Marilena Freitas declarou que a produção tem histórias emocionantes e inspiradoras – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“Foi um grande desafio produzir este documentário, não apenas pela complexidade técnica, mas pela sensibilidade do tema. Tivemos muito cuidado com as entrevistadas e na formulação das perguntas. As histórias são emocionantes e inspiradoras, e tenho certeza de que quem assistir vai se emocionar, chorar, sorrir e se fortalecer com a trajetória dessas mulheres”, afirmou Marilena.

Júlia Matos, jornalista que também integrou a equipe do filme, destacou o papel informativo do documentário.

A jornalista Julia Matos foi responsável pela condução das entrevistas – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“A campanha Outubro Rosa é essencial, e o documentário revela a força e determinação de mulheres em diferentes momentos da vida, unidas na luta contra o câncer. Mostrar essas etapas e histórias é crucial para inspirar outras mulheres a buscar o autocuidado e a priorizar a vida”, destacou Júlia.

Para o diretor de Televisão e Rádio da ALE-RR em exercício, Johann Barbosa, o documentário reflete o compromisso da Casa com a conscientização e a saúde pública.

Johann Barbosa, diretor de televisão em exercício, ressalta a importância dos documentários produzidos pela emissora legislativa – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“A abordagem da Assembleia sobre o Outubro Rosa reafirma nosso compromisso com políticas de saúde e proteção às mulheres. O documentário dá visibilidade às ações legislativas e às histórias reais, promovendo conscientização e prevenção. É uma maneira de unir informação e exemplo para impactar positivamente a sociedade”, afirmou Johann.

O documentário “Outubro Rosa – O Cuidado que Salva” estreia nesta sexta-feira (18), às 13h30, com reprises às 17h, 19h30 e 22h.

Ficha Técnica do Documentário “Outubro Rosa – O Cuidado que Salva”

Reportagem:

Johann Barbosa

Diretor de Programação:

Bruno Almeida

Diretora de Televisão e Rádio:

Camila Dall’Agnol

Superintendente de Comunicação: